ESTANDARTE DO CORPO DE GUIAS
D. PEDRO IV
D. Pedro IV Com uniforme de Coronel de Caçadores 5 (Colecção particular) |
Decreto de 18 de Outubro de 1830 - Documento da época (Colecção particular) |
Pequeno apontamento histórico:
O Corpo de Guias, foi criado pelo mesmo Decreto da organização do Exército Expedicionário à Ilha Terceira em 25 de Março de 1832.
O seu comando, durante a defesa do porto, em 1832, esteve a cargo do Coronel graduado João Nepomuceno de Macedo. Na defesa do dia 29 de Setembro desse mesmo ano, o Corpo de Guias distinguiu-se carregando o inimigo de uma forma admirável e enérgica.
Companhia de Guias - Porta estandarte (Colecção particular) |
Na sortida das Antas tomou parte um esquadrão de guias, na coluna comandada pelo Coronel Schwalback.
Na sortida de Monte Crasto, entrou com vinte cavalos, na força de cerca de mil e quatrocentos homens sob o comando do Imperador.
Hino Imperial-Constitucional Documento da época (Colecção particular) |
Na defesa das Linhas do Porto, de 24 de Março de 1833, trinta oficiais deste Corpo, com oitenta lanceiros e vinte e nove Voluntários Nacionais de Cavalaria, fizeram frente a três esquadrões de cavalaria inimiga que vieram cobrir a retirada da sua infantaria, mas não chegaram a travar combate.
Hino Constitucional - Documento da época (Colecção particular) |
Foi este Corpo extinto pelo Decreto de 3 de Abril de 1833, por faltarem oficiais para os regimentos de cavalaria de linha. deste Corpo, fizeram parte oficiais muito distintos, os quais foram louvados pelo "zelo e actividade" com que se comportaram e pelos "serviços" que prestaram, "dando constantes prova de fidelidade"
"O Arquivo Popular" N.º 8 de 24 de Fevereiro de 1838 (Colecção particular) |
Sem comentários:
Enviar um comentário