terça-feira, 31 de dezembro de 2013

VELHOS ESTANDARTES XVII

ESTANDARTES DE CAVALARIA
1828 – 1834
D. MIGUEL
D. Miguel I em 1833
(Colecção particular)


Estes estandartes eram esquartelados nas cores nacionais azul ferrete e escarlate, no meio ostentava as Armas de Portugal bordadas, e por baixo tinha um listel branco com a seguinte legenda: “Regimento de Cavalaria de. . . . .”; nos quatro cantos tinha a cifra coroada de D. Miguel.

Estandarte do Regimento de Cavalaria de Lisboa
(Colecção particular)


Pequeno apontamento histórico:


Soldado de Caçadores
(Colecção particular)

Passava o ano de 1832, D. Pedro exultava com os seus êxitos de Grijó, principalmente com o recuo das forças miguelistas para as bandas do Vouga, e queria insistir na ofensiva. Mas o general realista, escolhendo a excelente posição de Gândara de Souto Redondo, esperava que os constitucionais o fossem provocar, pois tinha-lhes preparado uma recepção condigna.

Com efeito, D. Pedro, insistindo na sua táctica ofensiva, mandou sair uma parte do seu exército com a missão de dar batalha ao inimigo e na madrugada de 7 de Agosto já as forças liberais estavam em contacto com o opositor. Num ímpeto imparável, os postos avançados miguelistas foram desbaratados. Como o plano dos realistas era precisamente atrair os liberais a Gândara de Souto Redondo, mandaram dar ordem de retirada a todas as suas avançadas. Julgando os liberais ser isso a prova mais que clara de uma fuga precipitada dos miguelistas, encheu de júbilo D. Pedro e todo quantos se encontravam no Paço das Carrancas.

Cenas da Guerra Civil
(Colecção particular)

Contudo a verdade desoladora viria a revelar-se muito em breve; as tropas liberais, iludidas por uma vitória fácil, apenas tinham caído numa cilada habilmente preparada pelo general Póvoas. Logo que este general viu os constitucionais perto da sua posição de Gândara, ordenou uma carga de baioneta pelo Regimento de Infantaria de Bragança, auxiliado pela Cavalaria. Foi um ataque decisivo! Dois esquadrões caíram brutalmente sobre o Batalhão de Caçadores 5, o que levou logo a tocar a retirar. Este toque apressado, bem como as vozes de alarme, provocaram o pânico nas fileiras dos liberais, em contraste com a excessiva confiança com que tinham avançado até ali, seguindo-se uma debandada vergonhosa. Os realistas perseguindo os liberais por algum tempo, fizeram muitos prisioneiros.
Tenente-General D. Manuel da Silveira Pinto da Fonseca Teixeira
2.º Conde de Amarante e 1.º Marquês de Chaves
(Gravura da época. Colecção particular)































D. Pedro pôde observar, por um óculo, na margem oposto do Douro, o começo da debandada. Trouxeram-lhe a confirmação de derrota, mais desoladora depois da falsa notícia de uma vitória retumbante.

Brigadeiro Luís Vaz Pereira Pinto Guedes, 2.º Visconde de Monte Alegre
(Gravura da época. Colecção particular)









































Texto e ilustrações:marr

1 comentário:

  1. O Estandarte pessoal e Pendão de Combate do Senhor Dom Miguel I de Portugal é igual à minha foto de perfil. Bi-partido com as cores regimentais da época e as armas de Portugal ao centro.

    ResponderEliminar