domingo, 3 de abril de 2011

EXÉRCITO AUXILIAR A ESPANHA 1793 A 1795 (Rossilhão e Catalunha)

ORGANIZAÇÃO
EQUIPAMENTOS E BAGAGENS(1)

No respeitante aos equipamentos e bagagens foi bem especificado o tipo de viaturas e as marcas identificativas que elas deveriam levar, assim como  muitas outras normas e recomendações; dessas instruções apenas se transcreve algumas julgadas mais interessantes para este caso específico:

- Os oficiais generais e demais chefes dos diversos estados-maiores, podiam utilizar carruagens, além dos cavalos e bestas de equipagem que a cada um competia.

- Não lhes era permitido levarem atrás das suas bagagens carros de padeiros, vivandeiros, cortadores, etc., com excepção quando esses oficiais comandassem os corpos em separado e após ordem do respectivo general.


- As carruagens dos oficiais generais exibiam nas portas as suas armas, no caso de as terem, ou então os seus respectivos nomes; a todos os outros oficiais superiores que tinham direito a carruagem pintavam-se os seus nomes e o do respectivo regimento nas portas. Os trens dos oficiais generais eram em tudo muito idênticos aos dos seus parceiros espanhóis.

- Os cirurgiões-mores e os ajudantes dos generais do estado-maior eram-lhes dispensadas "seges de duas rodas".

- Nos transportes dos vivandeiros do Quartel-General colocavam-se os nomes dos respectivos utilizadores e o número de registo, que lhes tinha sido fornecido pela policia.

Colecção particular

 
O Intendente-Geral das Carruagens, destinava um local para a concentração das viaturas de transporte e uma vez ali reunidos, ele coadjuvado pelos seus ajudantes, colocavam-nas por filas e pela seguinte ordem:

TRENS MIÚDOS:
- General
- Intendente-Geral das Carruagens
- Tesoureiro-Geral
- Quartel-Mestre-General do Exército
- Ajudante General
- Intendente Geral dos Viveres
- Marchante ou Controlador Geral das Carnes
- Ajudantes dos três Estados-Maiores
- Voluntários do Exército e outras anexas ao Quartel-General
- Vivandeiros, que só tinham direito a bestas de carga e cuja
  quantidade era regulada pelo Quartel-Mestre-General. 


Colecção particular


TRENS DE BAGAGENS PESADAS:
Marchavam a seguir aos antecedentes e na mesma ordem, com excepção para as carruagens do Tesoureiro-Geral e do Intendente-Geral dos Viveres que iam à testa, procedendo as do general do Exército. Os carros espanhóis, que iam carregados de forragens, eram anexos à Intendência dos Viveres e marchavam em seguimento aos carros dos Vivandeiros.

As carruagens dos regimentos levavam o nome do Corpo a que pertenciam, do seu proprietário e a que fins se destinavam; o primeiro animal de carga do respectivo trem que pertencia ao coronel, levava uma pequena bandeirola em que ia marcado o nome do regimento.


DA MESA DOS OFICIAIS E OUTROS OBJECTOS DE LUXO
UTILIZADOS EM CAMPANHA

COMANDANTE-EM-CHEFE E TENENTES-GENERAIS
Não podiam exceder o número máximo de dezoito talheres à sua mesa; era total a proibição da utilização de baixelas de prata, com excepção para os talheres e "outros trastes miúdos de mesa" assim como toda e qualquer espécie de porcelanas, centros de mesa floridos, cristais e outros ornamentos de mesa.

MARECHAIS-DE-CAMPO
Não podiam exceder nove talheres por refeição

CORONÉIS
Seis talheres no máximo e por refeição e "não poderão ser servidos senão de uma comida simples e militar, sem que se divise luxo. E para que este artigo não fique ao arbítrio, Sou Servida a fixar o número de pratos a uma sopa, um prato de cosido, dois de legumes, uma entrada e um assado, podendo-se variar de quando em quando, algum destes pratos no que tocar à qualidade, mas nunca no que respeita ao número e quantidade, podendo usar sobremesa dois pratos de fruta, um de queijo e outro algum doce".

Colecção particular
ARTILHARIA

PARQUE(2)
Era composto pelas seguintes peças:

- 14 de três polegadas

- 8 de seis polegadas

- 4 de doze polegadas

- 4 obuses de seis polegadas

 

EQUIPAGEM DO TREM(3)
O seu efectivo era constituído por 5 oficiais; 11 oficiais inferiores,
1 tambor e 100 praças.

MATERIAL
- Reparos: 7 para obus de 6"; 2 para peças de 6" e 14 para peças
  de 3"
- Galeras: 7
- Carros de Mato: 15
- Carros para Pólvora: 12
- Carros para Miudezas: 21
- Forjas de Campanha: 2
- Caixões: 12
- Canastros para Peças: 28.

 

Colecção particular


MUNIÇÕES:
- Em cada dois Canastros iam 44 cartuchos de peça.
- Em cada Carro de Mato, que acompanhava duas peças, iam 140
  cartuchos; nos Caixões de cada obus transportavam-se   
  8 granadas; nos das peças de 6" e em cada Carro de Mato iam 22
  granadas e 8 lanternetas.


NÚMERO DE COFRES DE OFÍCIOS:
- Ferreiro: 4
- Serralheiro: 2
- Carpinteiro de Machado: 4
- Carpinteiro de Obra Branca: 2
- Tanoeiro: 2
- Funileiro: 2
- Cordoeiro: 1
- Cesteiro: 1
- Torneiro: 1
- Ferrador: 3
- Seleiro: 1
- Correeiro: 1

 
Colecção particular
BARRACAS:
- Major: 2
- Capitão: 4
- Subalternos: 18
- Capelão: 1
- Para "dizer Missa" : 1
- Cirurgião-mor
- Vivandeiro para o Trem: 12
- Laboratório: 2
- Servirem de Armazém: 2
. Diversos usos: 66





Os restantes militares utilizavam barraquins, além dos pavilhões com os seus sarilhos para guardar os fuzis.

Notas:
(1) -In: "Instrucção com que Vossa Magestade manda passar ao reino da Hespanha o Marechal-de-Campo João Forbes de Skellater, em qualidade de Commamdante-em-Chefe das suas tropas, dado no Palácio de Queluz, aos 10 dias do mez de Setembro do anno de 1793", documento manuscrito in: Arquivo Histórico Militar.
(2) - Documento da: 1.ª Divisão, 10ª Secção, Caixa 1, Documento 1 (A.H.M.)

Coorden. do texto e ilustrações de : marr




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