quinta-feira, 14 de abril de 2011

EXÉRCITO AUXILIAR A ESPANHA 1793 A 1795 (Rossilhão e Catalunha)

RELATÓRIO
 DE 7 DE MARÇO DE 1794
 DO
MARECHAL-DE-CAMPO
 D. ANTÓNIO DE NORONHA (1)

" Em observância da ordem de V. Exa. declaro o seguinte:

Colecção particular
Em 19 de Novembro de 1793, marchei por ordem de V. Exa. para Figueiras, para V. Ex. ali me comunicar as ordens que recebesse do General Ricardos, sobre a acção que se intentava com as nossas tropas contra o inimigo pelas partes de Banhules e Sant Elmo; dirigiu-se V. Exa. a Figueiras no dia 20 , fez expedir o seu Ajudante-General, outros três ajudantes das suas ordens, para prover remédio às tropas que marcharam por outro caminho, de que necessitassem, para no dia seguinte V. Exa. e eu marcharmos, ao Quartel-Mestre-General espanhol, para a referida acção; houve contra ordem, segundo os avisos, que os três generais espanhóis, Cajical, Áries e Vives fizeram, pessoalmente por os franceses terem mudado de posição, e por consequencia era impossível o ataque nesse mesmo dia."

Mandou-me V. Exa. para a Junqueira, para fazer marchar as tropas que ficaram na retaguarda, para irem acampar a Bouto, segundo as ordens que V. Exa. ali recebeu do General Ricardos. Chegou V. Exa. à Junqueira no dia 22, continuei eu a ficar no mesmo sítio por ordem de V. Exa. até fazer recolher o Regimento de Peniche. Logo que passou por aquela vila, me apresentei a V. Exa.no dia 28 em Ceret.

Colecção particular
No dia 5 de Dezembro marchei por ordem de V. Exa. com quatro peças de artilharia pequenas e dois Regimentos. O 2.º do Porto e o 1.º de Olivença para o campo do Tenente-General Courten, onde se uniu comigo o Regimento de Freire, que deveria fazer reserva no dia do ataque das baterias de Vila Longa, tudo debaixo da ordem do Tenente-General Courten, em cuja acção comandei a coluna que atacou as sobreditas baterias. No dia 7 de madrugada acabei a minha comissão naquele mesmo dia, e por não haver mais nada que fazer, e achando-me alguma coisa  molesto recolhi-me ao quartel de Ceret. No dia 9, foi o Marechal-de-Campo, D. João Correia de Sá comandar o regimento de que é chefe, e o de Olivença que ainda ali ficou algum tempo. Seguiram-se os acantonamentos em Val Spire e findou a campanha de 22 de Dezembro.

Distribuíram-se os quartéis de Inverno, mandou-me V. Exa. para Banhos com o Regimento de Olivença, ficando ali também comandando o 2.º do Porto, que se acha em Paralda.

Segundo a ordem dos quartéis, estamos no lugar que nos pertence; a tropa portuguesa, é certo que o serviço que faz é penoso, porque sem embargo de ser utilidade nossa, nunca pertenceu à tropa de linha fazer guardas; é o serviço que em toda a parte do mundo faz a tropa ligeira; as consequências são as que V. Exa. não ignora, que é a multidão de doentes, que entram nos hospitais, e a falta de disciplina, que se lhe devia administrar para entrarem em campanha futura; cuja senão pode por em prática, visto o pesado serviço que se está fazendo; sei que V. Exa. tem requerido providências ao general espanhol, que comanda a linha de quartéis; mas também sei que as não tem dado.




Colecção particular

É certo que os dois Regimentos portugueses que se acham em Ceret destacados, Peniche e 1.º do Porto, nos fazem uma grande falta, para aliviarem o serviço rigoroso, que estão actualmente fazendo os quatro Regimentos: Cascais, Freire, 1.º de Olivença e 2.º do Porto, sem ambargo dos últimos ofícios que V. Exa. recebeu da nossa Corte, cujos me fez ver, e que alguma coisa lhe ampliam mais jurisdição de que as primeiras ordens, que o acompanharam no capítulo que V. Exa. leu na minha presença e na dos meus companheiros, D. Francisco Xavier de Noronha e D. João Corrêa de Sá; em me não atrevo a discernir que V. Exa. tire aqueles dois Regimentos, de Peniche e 1.º do Porto da guarnição de Ceret, sem que o general espanhol dê as providências que tem permitido em virtude das instâncias de V. Exa. para que venha tropa castelhana fazer o serviço que fazem os sobreditos Regimentos

Eu faria uma dissertação em que mostrasse bem claramente a diferença que há no serviço entre tropas auxiliares de linha, e tropas ligeiras; também não me esqueceria de falar na retirada da tropa portuguesa, no caso de ser atacada nos seus quartéis ; porém tocar estes pontos, era supor que V. Exa., os ignorava, quando estou muito bem certo que V. Exa. conhece em perfeição a natureza e delicadeza deles; a experiência me tem mostrado que V. Exa. se não esqueceu de nada que é útil, tanto para o Exército de S. M. Fidelíssima, como em buscar tudo o que é útil também para a conservação da tropa da mesma Senhora"

A este respeito tenho respondido segundo as ordens de V. Exa.

Quartel em Banhos, 7 de Março de 1794

D. António de Noronha"

(1) - Manuscrito de colecção particular

Ilustrações: marr

Sem comentários:

Enviar um comentário