domingo, 6 de fevereiro de 2011

LUSITANOS - ARMAS DEFENSIVAS

COETRA, PELTA ou PELTRA
Escudos redondos, côncavos exteriormente, com dois pés de diâmetro feitos de esparto. Eram suspensos ao pescoço por intermédio de correias, sem argolas nem asa para a mão.

ESCUDOS
De couro endurecido ao fogo, geralmente pintados com diversos motivos.
Observação:
No que diz respeito ao formato dos escudos uns dizem que eram redondos com dois pés de diâmetro (Estrabão), outros que tinham escudos compridos ao modo dos gauleses (Tito Livio). Nas estátuas encontradas no nosso País todas ostentavam escudos pequenos e redondos.


PROTECÇÕES PARA O PEITO
Confeccionadas em linho, muito espesso ou de malha de couro torcido, sendo alguns metálicos (o que era muito raro), por vezes utilizavam o perponto, feito de linho almofadado ou com entretela de lã, pespontado, que era utilizado para rebater as pontas das lanças, espadas ou qualquer outra arma aguda.


PROTECÇÕES PARA AS PERNAS
As "ocrêas" eram uma espécie de polainas ou caneleiras feitas em couro ou tecido.

COBERTURAS DE CABEÇA

CUDO ou GALEA
Casco simples de forma oval confeccionado em couro, preso ao queixo por uma correia tendo, de cada lado, recortes para deixar passar os cabelos soltos ou as tranças.
CASCOS
De cobre ou bronze, uns tinham um orifício no fundo, por onde podia sair o cabelo ou crinas; outros em bronze, com duas ou três cimeiras "à grega" ornados de crinas ou penas.
A estas coberturas de cabeça, geralmente eram adaptadas uma espécie de viseira em forma de máscara humana, chamada "bucula", que tinha como objectivo defender a face.

Texto e ilustrações de: marr

1 comentário: