sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

LUSITANOS - TRAJE

O sago era uma espécie de túnica ou gibão, com mangas curtas, comprido até aos joelhos e de diversas cores, geralmente no tom do material em que eram feitos, sendo preso por um cinturão de couro ou por tiras de pele entrançada. Era, o sago, confeccionado em lã grosseira e forte, pele de cabra ou linho, conforme a região de proveniência.

Alguns eram providos de capuz. Sobre este vestiam um manto que consistia num pedaço de fazenda (lã) ou pele de cabra cortada em semicírculo, ou em duas partes, unidas nos ombros por uma costura, podendo ser igualmente fixos por um colar ou fibula.

Engalanavam-se nos braços e pescoço com braceletes e aros de ouro, bronze, etc., assim como utilizavam alfinetes, pregadores, presilhas e toda a espécie de amuletos decorativos.
Lusitano
Original de mestre Carlos Alberto Santos
Por especial autorização para este blogue
Colecção particular

 Nalgumas tribos havia o hábito de fazerem tatuagens e pinturas no corpo.
Original do mestre Carlos Alberto Santos
Por especial autorização para este blogue
Colecção particular

Utilizavam, igualmente, peles curtidas  de urso ou lobo, com o respectivo crânio, o qual adaptavam à cabeça, deixando cair a pele pelas costas, outras vezes cingiam-nas ao corpo unindo-a, sob o peito, com as garras do animal.
Pormenor de uma gravura do século XIX
Colecção particular
Calçavam uma espécie de botins entretecidos de fibras de animais, crina, linho, esparto, pele de javali, etc..


Observações:
No que diz respeito às cores dos tecidos nunca se chegou a nenhuma conclusão, uns dizem que trajavam com cores vivas, outros que utilizavam vestes escuras, etc., efectivamente é bastante difícil conseguir um "género lusitano" na medida em que não havia uniformidade absolutamente nenhuma; os hábitos e tradições variavam de tribo para tribo, assim como também é necessário ter em conta o clima, o terreno e a variedade da "matéria prima" disponível nos diversos locais onde habitavam.

É igualmente necessário ter em conta a grande influência romana que o período de Sertório trouxe aos Lusitanos. Neste sentido poder-se-á afirmar que existiram três épocas distintas no que diz respeito ao armamento, traje, costumes, etc., que poderão ser assim divididas:

1.ª época: pré-Viriato que se poderá considerar a mais primitiva.

2.ª época: Viriato que é o período em apreciação.

3.ª época: Sertório ou seja a da romanização.

Texto  e uma ilustração de: marr

Sem comentários:

Enviar um comentário